14/09/2016

Sobre pedir desculpas



Eu cometo erros. Sou explosiva e sempre acabo dizendo coisas que jamais deveria ter dito. Me sinto horrível por isso, porque por agir sem pensar eu acabo destruindo amizades e relações importantes pra mim. Não vou dar de ombros para algo que está destruindo minhas relações e dizer "tudo bem, eu sou assim mesmo e as pessoas que me aceitem", não é assim que as coisas funcionam. Ninguém é obrigado a aceitar minhas crises de ingratidão, raiva e estresse semanais. Se você aguentou por mais de um ano, você merece um prêmio. Minha mãe talvez mereça um Oscar. Então isso talvez seja sobre como eu aprendi que pedir desculpas era necessário. Sobre todas as vezes que eu agi feito uma criança mimada mesmo não tendo mais idade para isso.

As pessoas não são perfeitas. Nós não somos perfeitas. Você vai cometer erros durante todos os anos da sua longa (ou curta, nunca se sabe) vida. E por mais clichê que isso pareça, todos esses erros cometidos vem pra te ensinar alguma coisa. Eu aprendi algo muito importante na vez que eu não quis ouvir ninguém e estava entregando meu coração ao cara mais babaca do universo (assunto para outro texto); Aprendi algo muito importante no dia em que eu briguei com uma pessoa que se preocupa comigo e algum tempinho depois ela veio explicar que não estava me provocando e nem nada do tipo; Aprendi horrores todas as vezes que em que eu briguei com meus melhores amigos. Algumas vezes você demora pra aprender e outras não. Depende da situação. Você só não pode se martirizar e se machucar por algum erro que cometeu. Então, talvez o primeiro passo antes de pensar em pedir desculpa por alguma coisa, é se desculpar e tentar aprender alguma coisa com aquela situação toda. Afinal, se erros vem pra ensinar alguma coisa, esteja ciente de que você vai cometer erros durante a vida toda. A beleza está em aprender com eles.

Não vou mentir, infelizmente nós temos a famosa mania de nos culpar por um erro que não foi nosso. A sociedade nos ensinou isso. Exemplo basico: Seu namorado foi um completo escrotão, brigou, te xingou e tudo mais porque você estava com uma roupa curta em uma festa de uma amiga que ele não foi convidado. Ensinadas a pensar que estamos sempre erradas, vamos pedir desculpas. Não, você não tem que pedir desculpa pra macho escroto (ok? ok). Certas situações é preciso analisar com muito cuidado antes de sair pedindo desculpa e tomando toda a culpa por um desvio de caráter de alguém. O segundo passo então é prestar a atenção no seguinte: Se a pessoa te trata mal o tempo todo, te trata como propriedade, só te procura quando precisa, ela não merece um pedido de desculpas e muito menos seu rancor. Faça um favor a si mesma, se afaste e vai ser feliz combinado? 

Então, finalmente depois de analisar a situação você está pronta. Não vou mentir dizendo que pedir desculpas vai ser a coisa mais fácil do planeta, porque definitivamente não vai. Mas quando você dizer o seu primeiro "me desculpa, eu não devia ter feito aquilo" com todo seu coração, as coisas ficaram mais fáceis. Eu prometo. Esteja preparada para o fato de que algumas pessoas não vão perdoar nossas falhas. A culpa não é sua e muito menos dela, não existem culpados só pessoas que precisam se curar antes de seguirem em frente. Cada um tem seu tempo. Foque-se no fato de que você fez sua parte e se a pessoa for realmente importante para você, ela voltara pra sua vida, só não desistir e provar que você aprendeu algo com toda a situação.

Eu demorei muito tempo pra aprender tudo isso, na realidade, ainda estou aprendendo. Sou orgulhosa e pedir e aceitar desculpas é algo bem difícil pra mim. E quando digo bem difícil é tipo bem difícil a níveis desastrosos. Estou orgulhosa de mim mesma por conseguir deixar ninha teimosia um pouco de lado e pedir desculpas. Porque no final das contas o que vale mais as pessoas que amamos ou o nosso orgulho que não nos leva a droga de lugar nenhum?

•••
Se alguém lê isso aqui, desculpas. Eu sou a pessoa mais desorganizada do mundo e tenho tentado abraçar o mundo: ajudar no espetáculo de dança, fã site pra administrar, design e etc. Aos pouquinhos eu vou me ajeitando, prometo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário